Culto infantil

22 de janeiro de 2009 às 11:04 | Publicado em Uncategorized | 25 Comentários

Como fazer um culto infantil mais dinâmico?
LB, RJ, 2006

Decida um formato.
É necesário ter um pouco de rotina: ajuda as crianças a se sentirem à vontade e anteciparem o que vem depois. Mas, você não precisa ser rígido, nem fazer exatamente a mesma coisa todas as aulas. Varie as brincadeiras, músicas, tenha datas especiais com uma estrutura de atividades completamente diferente.

Por exemplo, o seu formato básico poderia ser assim:

  1. Cumprimentos: diga “Bom Dia! Olá! Como vai?”. Cumprimente cada criança pelo nome, sorria, demonstre prazer em recebê-las.
    Você pode fazer uma chamada como na escola, mas ao invés de cada criança dizer ‘presente’, para cada dia você terá um tema “hoje quando eu chamar o seu nome, você vai me dizer a sua cor favorita”.
    Ou você pode ter um quadro onde cada um cola um adesivo ao chegar.
  2. Música: intercale cantos conhecidos com outros novos (se você só usa cantos novos, as crianças se sentem frustradas; se você só usa os mesmos, fica cansativo. Intercalar cantos que conhecidos com um ou dois novos, é mais interativo).
  3. Oração: é importante que as crianças se habituem a orar. Alterne: as vezes um adulto ora; às vezes uma ou mais crianças oram. Faça orações em círculo, de mãos dadas; individuais, cada um na sua; em silêncio ou em voz alta.
  4. Introdução ao tema: pode ser uma música, uma brincadeira, uma conversa… Mostre algum objeto que irá aparecer na história, pergunte sobre as experiências das crianças sobre o tema da história (por ex.: quem já foi pescar? no dia em que você vai falar da pesca maravilhosa)
  5. Tema: pode ser por dia ou pode ser um tema por mês/bimestre com várias histórias e atividades interligadas. É muito importante que você escolha uma forma apenas para apresentar o tema: Conte a história ou faça um jogo ou dinâmica, etc… Depois que você aprensentar o tema, dê uma chance as crianças de responderem, assimilarem, trabalharem por si mesmas o conteúdo. Isso pode ser uma conversa ou como descrito abaixo.
  6. Resposta ao tema: pode ser arte, trabalho escrito, jogo. Dê oportunidade às crianças para que recontem a história nas suas próprias palavras ou de que respondam ao tema com expressão artística. Veja mais sobre isso nas Dicas “Como lidar com atividades artísticas” ou nos Trabalhos Manuais.
  7. Encerramento: com oração, bênção e envio. Você precisa terminar o dia; é muito importante dar um fim claro às atividades, demonstra respeito, não só a Deus e às atividades que você preparou como às crianças.
  8. Despedida: Faça deste um momento agradável e informal. É neste momento que você conversa com os pais, diz a eles o que os filhos fizeram durante o dia, elogia um bom comportamento e a participação. Dê uma atenção também as crianças, diga que você gostou que elas vieram e que gostaria de vê-los novamente no próximo domingo. Quem sabe algumas vezes você prepara um suco com biscoitinhos e promove um rápido papo para integração das famílias.

Varie!

  • Faça um jogo para ver se todos sabem os nomes uns dos outros;
  • Traga instrumentos musicais para as crianças acompanharem o canto (chocalhos, triângulos e coquinhos todos podem usar);
  • Traga um CD com o playback das músicas ou com a história do dia;
  • Conte a história: usando fantoches; usando flanelógrafo; usando objetos; usando livro; outra só com a sua voz e gestos.
  • Monte um teatro, jogral ou encenação (com as crianças ou com os pais e avós para contar a história);
  • Não conte história alguma: faça uma dinâmica de grupo ou brincadeira que leve as crianças a pensar sobre o tema do dia ou sobre o que o texto bíblico quer dizer (isso funciona melhor com crianças acima dos 8 anos);
  • Promova uma festa, talvez com os pais junto. (fizeram recentemente uma Noite do Pijama na minha comunidade e as crianças vieram para uma atividade no fim da tarde de sábado; dormiram em sacos de dormir e colchonetes no salão comunitário, com alguns pais e voluntários para tomar conta; tomaram café da manhã lá mesmo e participaram do culto de domingo);
  • Convide as criancas para orarem; Dê diretrizes: cada um vai falar ‘obrigada por…’ e depois ‘Deus abençôe…’);
  • Involva as crianças na bênção: existem inúmeras cantigas simples e versinhos, como: “Deus te abençôe” – cada um coloca a mão sobre a cabeça do vizinho; “Deus te proteja” – cada um coloca a mão sobre os ombros do vizinho; “Deus te dê a paz” – as pessoas se abraçam (se estiver fazendo isto em círculo, é só passar o braço na cintura do vizinho e espremer o círculo em direçãoo ao centro).
  • Saia da sala de aula. Vá para o jardim (cuidado que é mais dificil manter a atenção!) ou para a igreja, ou mesmo para a cozinha (desde que não esteja sendo usada para mais nada).

Vá com calma!
Não adianta querer usar todas as sugestões acima no mesmo dia. Escolha uma para cada encontro, ou escolha uma por mês para experimentar. Use aquelas que você gostar com mais frequência, mas não tenha medo de testar uma ou outra novidade.

Divida o trabalho
Faça um “banco de talentos” – descubra o que as pessoas gostam de fazer. No nosso grupo de professores, duas são excelentes músicas; outras duas são boas contadoras de histórias; uma terceira tem uma voz doce que sempre acalma aquela criança que está chorando e as mais jovens tem energia para correr e brincar! Faça um rodízio entre as pessoas; se você trabalha em duplas, tente alternar as duplas.
Descubra também outras pessoas que podem ajudar na comunidade. Um senhor da nossa igreja reformou as cadeiras pequenas e preparou uma mesa na altura certa. Um artesão poderia fazer um flanelógrafo (velcrômetro) ou um palco para fantoches; e outra pessoa poderia trazer e cuidar das plantas em frente às salas de aula.

Ore, ore, ore…

About these ads

25 Comentários »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

  1. A Paz do Senhor,oi Tia Amanda eu gostaria de algum trabalho para o culto infantil idade de 4 a 10 anos,eu comecei a dar aula para as crianças,não tenho nada de trabalho e fico sozinha com as crianças,gostaria de ideias e novidades,algo de quero mas que eles gostem de vir ao culto,ao mesmo tempo aprende e iiquem feliz por participarem.Eu tenho muita vontaade e paaciencia em estar com eles.Aguardo suaa ressposta.E desde já agraadeço.Bjs em seu coração.

  2. A paz! Gostaria de dicas de brincadeiras para fazer durante o culto infantil, após a pregação. Obrigada!!

  3. Adorei suas sugestões,que Deus continue te capacitando ,cada vez mais.Um abraço.

  4. Gostei muito das sugestões, achei maravilhosas :D
    Tenho 14 anos e fui convidada para dar culto infatil na minha comunidade, eu não sabia como começar e resolvi procurar, e achei ;)
    Tenho certeza que essa oportunidade foi obra do Pai :D
    Que Deus te abençoe e sempre te capacite. Grande abraço.

  5. Amei o artigo de vcs!!!!!!!!!!!!!!!
    Sou profess. de escola dominical e essas dicas irão me ajudar mto!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. oi, eu sou lider de ensino aqui na minha igreja e estou querendoa juda
    para inplantar uma sala noturna de crianças, alguen me ajude por favor!

  7. Oi!
    A paz da Senhor.
    Sou vice líder do culto infantil e gostaria que me enviassem figuras para expor no momento das histórias, pois as crianças aprendem mais quando também veêm as figuras.E eu sinto dificuldades de desenhar, não sei como fazer.Existem locais onde encontrar as figuras apropriadas para este fim?
    Maria. Guaraí-TO.

  8. Parabéns, o artigo de vcs é mt bom me ajudarão mt .. Obg

  9. amei as sugestões….e gostaria de saber como faço para conseguir materiais ,para trabalhar com as crianças….na idade de 4 a 10 anos…pois estou precisando muito….. a paz!!! e fika com Deus

  10. ola,sou lider do ministerio de fantoches e andava sem ideias mto obrigado Deus te abençõe!

  11. Eu gostei muito Obrigado(a,
    como é o msn de vocês?…

  12. Oi, gostaria de um jogral para apresentar no aniversario do circulo de oração infantil de minha igreja o tema é : Hó quão doce são as tuas palavras ao meu paladar . Salmo 119 v. 113.

  13. ola eu adorei a sua sujestoes que Deus possa te abencoa cada dia comentario por cristiane 7 de outubro de 2010

  14. A Paz do Senhor,oi Tia Amanda eu gostaria de algum trabalho para o culto infantil idade de 4 a 10 anos,eu comecei a dar aula para as crianças,não tenho nada de trabalho e fico sozinha com as crianças,gostaria de ideias e novidades,algo de quero mas que eles gostem de vir ao culto,ao mesmo tempo aprende e iiquem feliz por participarem.Eu tenho muita vontaade e paaciencia em estar com eles.Aguardo suaa ressposta.E desde já agraadeço.Bjs em seu coração.

  15. Boa tarde querida tia! gostaria que me enviassem figuras para expor no momento das histórias, pois as crianças aprendem mais quando também veêm as figuras.

  16. GRAÇA E PAZ AMADA IRMÃ. SOU LIDER INFANTIL E TENHO SOB MINHA RESPONSABILIDADE CRIANÇAS DE 4 A 8 ANOS QUE NÃO CONSEGUEM INTERAGIR DEVIDO AS DIFERENÇAS DE IDADE E AQUELAS QUE SÃO MAIS AGRESSIVAS E OUTRAS HIPERATIVAS E NÃO CONSIGO FAZE-LAS OBEDECER. AS VEZES FICO MEIA CONSFUSA SOBRE COMO FAZE-LAS PARTICIPAR DOS CULTOS. OBRIGADA

  17. Muito legal essa brincadeira

  18. NA METADE DO ANO PASSADO AJUDEI A LIDER DO GRUPO INFANTIL, MAS ESTE ANO EU SEREI A LIDER. PRECISO DE MATERIAIS, ALGUMAS DICAS E ORIENTAÇÕES, PAZ SEJA CONVOSCO.

  19. minha mãe fica na saliha com as crianças e gostaria de novAS IDÉIAS.DEUS
    ABENÇOE SEU MINISTÉRIO.

  20. A paz do Senhor.
    a menos de um mes iniciamos um trabalho missionário em juazeiro do norte – CE, estamos com nove crianças com idade entre 7 e 13 anos, porem tenho pouquissima experiencia com esse ministerio e gostaria de algumas sugestoes para desenvolve-lo. preciso de ajuda para disciplina-los, envolve-los nas açoes da igreja, e ate boas maneiras.
    sei que sabedoria so deus pode me dar, mas experiencias compartilhadas nos dao a direção, e as dicas que ja peguei aki me encorajaram a realizar o primeio culto infantil. gloria a Deus!
    que o senhor jesus, com o seu glorioso poder vos cubram de gloria e sabedoria.
    um abraço.

  21. amei tudo com certeza vou praticar

  22. Olá, boa tarde tudo bem? Eu sou professora de Ética e Ensino Religioso, e está dificil encontrar materias para trabalhar com minhas turmas. Eu leciono para crianças de 6 á 10 anos. Se vc puder me ajudar com alguma coisa será bem vindo e de uma grande ajuda. Tenha uma LINDAA tarde. Obrigada pela atenção.

    Abraçossss,
    Prof Fernanda

  23. poxa adorei as dicas eu tenho13 anos e voufazer14 ,mas ja ajudo uma irma da igreja acuidar das crianças ela vai adorar asa dicas

  24. parabens pelo seu blog que deus continue a te abençoar mas não dá prá seguir se der me dá um toque um forte abraço

  25. gostaria de ver a resposta da Ivonete ,porque estou na mesma situação.obrigada Juliana


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. | O tema Pool.
Entradas e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: