Expressão dramático-teatral na educação infantil

28 de janeiro de 2009 às 11:24 | Publicado em Uncategorized | Deixe um comentário

Interpretada como uma forma de representar a própria imagem, os sentimentos e as experiências corporais.

O que explorar?

* a fantasia, a imaginação, a capacidade inventiva, criativa, estética e artística;

* o conhecimento e a aproximação às várias técnicas e meios expressivos;

* mímicas; expressão de emoções, afeto, sentimentos; atividades teatrais que utilizam o corpo e suas partes.

Como explorar?

Sugerimos jogos variados:

- Jogo do Espelho: uma criança é escolhida para fazer expressões fisionómicas em frente aos colegas, como se estivesse diante de um espelho. As outras crianças deverão repetir essas expressões.

- Jogo de Expressões Fisionômicas: o professor sugere uma frase ou uma situação e as crianças expressam fisionomicamente o que estão sentido. Exemplos: o que sentem quando: vêem um cachorrinho abandonado; recebem uma bolada no nariz, um pisão no pé, um puxão de cabelo; chupam uma fruta azeda; recebem um presente; sopram velas em um aniversário; estouram um balão de ar.

- Jogo de Interpretação: o professor lê uma história e os alunos são convidados a interpretar a ação de seus personagens, criando um novo final ou mantendo o mesmo, invertendo o conflito existente na história, etc

- Jogo de Mímica: os alunos representam diferentes situações, expressando-se por meio de gestos.

- Jogo do Faz-de-conta: as crianças imitam diferentes meios de transporte em movimento: carro em rua esburacada; barco navegando em mar agitado; trem passando em um túnel formado por outras crianças; avião decolando.

- Jogo de ações do cotidiano: as crianças dramatizam situações de compra e venda de produtos, em diferentes estabelecimentos comerciais; um dia como professoras; um dia como motoristas de ônibus escolar; um dia como viajantes de uma nave espacial; um dia como animal de estimação (gato, cachorro, passarinho, papagaio, tartaruga, peixinho); um dia imitando a mãe ou o pai.

A possibilidade da montagem de um espetáculo teatral é sempre muito apreciada, sobretudo pêlos alunos de 5 a 6 anos. A escrita do texto, a montagem dos cenários, a seleção dos artistas e a atribuição a cada um de personagens a serem interpretados, enfim, toda a organização do trabalho pode ser realizada por etapas, em um projeto organizado no decorrer de um bimestre. As tarefas atribuídas aos alunos devem levar em conta as aptidões pessoais: alguns preferem estar em cena, vivendo o espetáculo, enquanto outros são mais bem aproveitados nas atividades de organização do palco, das vestimentas, da seleção musical, do texto, enfim, atividades que contribuem para o trabalho como um todo.

O espetáculo pode ser exibido para os colegas, para a comunidade escolar, contando com a presença de pais e responsáveis.

About these ads

Deixe um comentário »

Feed RSS para comentários sobre este post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Get a free blog at WordPress.com | O tema Pool.
Entries e comentários feeds.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: